O candidato de Santana do Paraíso, Bruno Morato, está concorrendo a reeleição. O primeiro tema da entrevista foi Mobilidade Urbana e ele citou sobre a tarifa zero.
Tarifa Zero
Segundo Bruno Morato, a rede intermunicipal é dependente do governo estadual e das outras cidades para fazer o transporte integrado. Ele afirma que no transporte municipal será implantada a tarifa zero, começando pela linha Ipaba do Paraíso/Cidade nova e o Circular, que sai do Centro e vai até o bairro Cidade Nova e depois expandir para os outros bairros. Ele afirma que foram feitas duas licitações, mas que foram desertas, por isso ele quer mudar o transporte público em um projeto social.
Benefícios da tarifa zero, segundo o prefeito: empresários poderão contratar sem ter que preocupar com vale-transporte; o fluxo de pessoas será dentro da cidade e isso movimentará o comércio regional e o usuário terá um transporte mais frequente, em mais bairros e com mais qualidade, além de ser adaptado para pessoas com baixa locomoção.
O candidato afirmou que para atender todo o munícipio é necessário 8 linhas, mas é possível atender com veículos menores, como vans. O gasto médio para implantar a tarifa zero é de 20 a 25 mil reais por mês, por ônibus.
Abastecimento de água
Morato afirma que a falta de abastecimento de água é um problema antigo. Na gestão dele foram feitas muitas cobrança à Copasa. A companhia fez investimentos no saneamento e no abastecimento da cidade, em torno de 25 milhões de reais, mas isso não resolve todo o problema. Ele alega que há ações judiciais contra a Copasa sobre a falta d’água recorrente e que há falhas na fiscalização. Quem fiscaliza a companhia é a ARSAE-MG (localizada em Belo Horizonte). “Vai mudar o órgão fiscalizador, será ARSAMB (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Ambiental de Minas Gerais) e para eles, se faltar água haverá multa. (…) Como diz o ditado e eu acredito nele, a parte que mais dói no ser-humano é o bolso”, disse. O contrato entre a Copasa e Santana do Paraíso vence em 2032.
Saúde
O prefeito afirmou que há 11 unidades básicas de saúde em funcionamento na cidade e que para ser construída uma UPA depende do governo estadual, que explicou que não há quantidade de usuários na cidade que justifique uma UPA ainda. Bruno Morato rebateu a afirmação sobre estoque de medicamentos da cidade. Ele disse que não está faltando o remédio Dipirona. O que está em falta, segundo ele, é Sulfato Ferroso e Ritalina.
Segurança Pública
Bruno Morato afirmou que já está sendo construído um posto policial na cidade no bairro Cidade Nova. “Fizemos um convênio com a Polícia Militar destinando 2 milhões de reais às corporações, às unidades, manutenção nas viaturas e abastecimento delas”, afirmou. Por fim, ele citou que a quantidade de crimes violentos diminuiu. Em 2017 foram 157 e em 2023, 29 crimes violentos.
Próximos investimentos
– 2ª Unidade Basica de Saúde do Cidade Nova
– UBS Residencial Bethânia com recurso captado e construção
– UBS Águas Claras projeto em finalização
– UBS Jardim Vitória com projeto aprovado e falta a captação do recurso
– Hospital do Consaúde (Parque Veneza) com doação da área feita agora aguarda construção
Acompanhe a entrevista completa clicando aqui.

Foto: Rádio 98 Ipatinga
Sobre o candidato:
Bruno Campos Morato, 45 anos, nascido em São Paulo – SP, é prefeito e candidato à reeleição de Santana do Paraíso, pelo partido Avante. Confira as propostas do candidato clicando aqui.
Com informações da Rádio 98 Ipatinga
Foto: Foto: Rádio 98 Ipatinga