Eduardo Morais é candidato à prefeitura de Timóteo pelo partido Novo.
Mobilidade Urbana
Segundo o candidato o valor da passagem é insuficiente para manter os ônibus em bom estado e comprar veículos novos e também a inflação, o aumento do combustível faz com que as melhorias não aconteçam. “Vamos cobrar da empresa que troque todos os ônibus”, afirmou o candidato.
Ao ser questionado sobre o problema entre o município e a empresa de transporte público ele afirmou que houve um pequeno avanço proporcionado pela atual gestão. Ele disse que dois ônibus foram trocados, mas que isso não é o suficiente. Ele afirma que se for eleito, vai garantir a nova frota, pois a atual gestão “organizou a casa” e com isso há recurso para aportar as melhorias.
Dívida
Sobre dívida precatória judicializada de Timóteo, de mais 100 milhões de reais, segundo Eduardo Morais, essa dívida foi feita por gestões anteriores, por “aventureiros políticos” e está sendo paga.
Saúde
Eduardo Morais esteve à frente da secretaria municipal de saúde por 5 anos e afirmou que encontrou uma secretaria destruída; a cidade não tinha UPA e sim um “postão” que funcionava sem alvará e não havia UTI Pediátrica. Hoje há UPA no bairro Primavera e há 10 leitos de UTI Pediátrica no Hospital de Saúde, além disso, há SAMU na cidade. Foi trazido também um centro de hemodiálise que funciona em frente ao Hospital, gerido pela São Francisco Xavier. Conforme relatado por Morais, essas mudanças aconteceram enquanto ele era secretário de saúde.
Sobre o Hospital de Timóteo, ele afirmou que o prédio era da Aperam e o município comprou. Antes ele era gerido pela São Francisco Xavier, hoje é Terezinha de Jesus.
Educação
Ele relatou que o INDEB de Timóteo é superior do de Minas Gerais e que pela primeira vez os alunos da rede receberam o kit completo; ele citou que as escolas estão recebendo ar-condicionado para aumentar o conforto dentro das salas de aula.
Eduardo afirma que em seu governo irá criar uma clinica-escola para atender as crianças autistas de Timóteo, para dar dignidade e fortalecer a inclusão na cidade. Ele disse que já existe o projeto e a área, só precisa ser eleito para seguir o projeto.
Orçamento
O orçamento previsto para Timóteo em 2025 é de 440 milhões de reais, segundo o enfermeiro. Segundo ele, mesmo que represente o partido Novo, ele tem contato, diálogo com os representantes federais e estaduais, para captar recursos para investir nas obras e na estrutura da cidade.
Considerações Finais
“Voto não tem preço, tem consequência”, afirmou. Ele falou que Timóteo precisa continuar no desenvolvimento, com mais geração de renda e emprego, com a saúde avançando, com mais educação. Ele citou que conseguiu mais de 600 vagas em creche pública com a atual gestão. Por fim, ele garantiu que a prefeitura estará de portas abertas para ouvir os cidadãos pra seguir avançado.
Confira a entrevista completa clicando aqui.

Foto: Rádio 98 Ipatinga
Sobre o candidato
Eduardo Oliveira Morais, 43 anos, nascido em Timóteo-MG, é enfermeiro, candidato à prefeitura de Timóteo pelo partido Novo. Confira as propostas do candidato clicando aqui.
Com informações da Rádio 98 Ipatinga
Foto: Rádio 98 Ipatinga