O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo – de perigo potencial – para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são:
– Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte.
– Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste.
– Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.
– Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, e o Paraná, na Região Sul.
O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.
É possível que as pessoas percebam a baixa umidade com alguns sintomas como: cansaço, ressecamento da pele e da mucosa das vias aéreas e aumento da irritação nos olhos, nariz e garganta, podendo agravar crises alérgicas e respiratórias.
Nas cidades do Vale do Aço, é possível perceber o sol mais avermelhado pela manhã, sendo possível olhar diretamente pra ele, ou então, uma espécie de fumaça ou céu cinzento. Isso se dá em decorrência da camada de poluição acumulada sobre a cidade, assim como por efeito de queimadas mais frequentes. O tempo seco favorece tanto o acúmulo de partículas como o surgimento de focos de incêndios florestais e demanda mais atenção para cuidados de saúde.
Com informações da Agência Brasil, Brasil Escola e CNN Brasil
Foto: Bruno Peres/ Agência Brasil