Para iniciar a série de entrevistas em rede, entre Rádio 98 Ipatinga e Tropical Minas, o estúdio da 98 Ipatinga recebeu o Capitão Torres, candidato à Prefeitura de Santana do Paraíso.
Capitão Torres iniciou falando sobre o tema “Saúde Municipal”
Ao ser questionado sobre a saúde do município, Torres afirmou que “o nosso povo clama uma saúde com mais atenção. O que passa para quem não mora na cidade, ou que não usa o SUS, é que em Santana do Paraíso está tudo bem. É falado sobre fila zero na unidade de saúde, mas lá tem fila sim. Há demora para uma consulta e para fazer exames. Há falta de medicamentos básicos, como dipirona! Falta gestão e vontade para ajudar os menos favorecidos”, afirmou o candidato.
Segundo Torres, não foi construído nenhum posto de saúde e nenhuma creche na cidade. “Houve reforma, comprou ar-condicionado, mas não funciona”, complementou. Ele afirma que quer investir na saúde publica, quer que o recurso chegue, para investir em profissionais, tendo mais médicos e enfermeiros, para depois construir mais postos de saúde. “É preciso aumentar o efetivo primeiro e valorizar os profissionais”, finalizou.
Segurança Pública
Já existe um projeto aprovado de instalação de câmeras de segurança na cidade, em pontos estratégicos, mas que não foram colocadas em execução ainda, conforme afirmou o candidato. Ele explica que há três “olhos vivos” em funcionamento na cidade, em que duas atuam em momentos festivos e em locais de festas.
O candidato afirmou que não há nenhum posto policial além o da área central da cidade, onde fica a sede da companhia. O motivo dessa inexistência é por causa da falta de efetivo, mas que pode ser diferente pela demanda e necessidade da população. É possível criar posto policias através de parceria pública ou privada.
Mobilidade Urbana
Roberto Mateus da Sila, morador do bairro Cidade Nova, perguntou sobre a mobilidade urbana da cidade, afirmando que há poucos horários de ônibus no bairro e questionou sobre estrutura da cidade como ter um campo de futebol. Segundo o candidato, muitos horários de ônibus foram retirados durante a pandemia e não voltaram e ainda citou que no Cidade Nova reduziu a quantidade de horários, mas no Parque Caravelas não tem horário nenhum. Por fim, ele disse que o bairro que conta com 22 mil habitantes, merece um campo de futebol, uma quadra poliesportiva.
O candidato afirmou que quer ajudar a custear as tarifas do transporte publico e disse que o orçamento deste ano em Santana do Paraíso já passou de 170 milhões e a expectativa para o ano que vem é de 200 milhões de reais e esse valor não esta sendo visto para ajudar pessoas com necessidades básicas.
Inclusão Social
O candidato respondeu sobre ter acessibilidade no transporte público para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Cadeirante não consegue ter acesso ao Posto de Saúde. Tenho amigos cadeirantes que passam por dificuldades em todos os pontos da cidade. São medidas simples, que queremos dar atenção a quem precisa”, afirmou.
Abastecimento de água
Ele citou como exemplo, o bairro Ipabinha, que sofre com dias sem água. Ele acredita que para resolver o problema é necessário a participação popular e da gestão. “É possível a gestão entrar com uma parceria com a Copasa para atender as necessidades básicas do povo”, concluiu o candidato.
Confira a entrevista completa clicando aqui

Foto: Rádio 98 Ipatinga
Sobre o candidato:
Jaime Celestino Torres, 51 anos, nascido em Mesquita-MG é Militar Reformado e candidato à prefeitura de Santana do Paraíso, pelo partido Republicanos. Confira as propostas do candidato clicando aqui.
Com informações da rádio 98 Ipatinga
Foto: Rádio 98 Ipatinga