A Rádio 98 Ipatinga conversou com o secretário de saúde do estado de MG, sobre a síndrome respiratória aguda grave – SRAG (infecção respiratória grave que causa dificuldade para respirar e lesões nos pulmões) e que em Ipatinga segue registrando óbitos mesmo depois do período sazonal outono/inverno, o que resultou na publicação de um decreto que prorroga em até 90 dias a situação de emergência em saúde, devido doenças respiratórias.
Segundo o secretário de saúde do estado de Minas Gerais, Fabio Baccheretti, a maior parte das internações são por conta do vírus sincicial respiratório – vírus comum que causa infecções nas vias aéreas, geralmente com sintomas leves semelhantes ao resfriado, mas pode ser grave, especialmente para bebês e idosos, levando a condições como bronquiolite e pneumonia – que ainda não possui vacina, mas que em 2026 terá vacina para as gestantes.
Segundo ele, a expectativa é que daqui dois anos tenha menos internações por causa desse vírus, que terá a vacina disponível no SUS a partir dos próximos meses. Ouça a entrevista completa.
Foto: Leticia Barros/ Rádio 98 Ipatinga





