As arboviroses são doenças virais transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. As mais comuns no Brasil são a dengue, a zika e a chikungunya, transmitidas principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas comuns incluem febre, dores no corpo e dor de cabeça, mas a gravidade varia entre as doenças e a pessoa.
O que é o LIRAa?
A sigla significa Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti e é um método de amostragem utilizado pelo Ministério da Saúde do Brasil para monitorar a infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os resultados são usados por gestores para direcionar ações de combate e planejar estratégias de controle do mosquito, como a identificação dos locais com maior concentração de criadouros.
Interpretação dos resultados:
- Índice > 3,9%: Risco alto de surto, exigindo ações imediatas.
- Índice < 1%: Situação satisfatória, sem risco elevado.
- Índice entre 1% e 3,9%: Situação de alerta, indicando a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito.
Ipatinga atingiu o índice de 1% de infestação pelo mosquito Aedes aegypti em agosto de 2025, segundo o último levantamento divulgado pela prefeitura . O número é considerado histórico e representa uma queda significativa em relação a anos anteriores: em janeiro de 2024, o índice chegou a 7,4%, enquanto em agosto de 2024 estava em 1,1%, e em 2023, 2,6%.
O secretario de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti falou sobre o combate das arboviroses (dengue, zika e cikungunya) em Minas Gerais. Ouça a entrevista:
Além disso, o secretário falou sobre o plano de emergência para combater as doenças respiratórias e as arboviroses, como a vacinação. Segundo ele, é necessário “convencer a população de se manter vacinada e liberar leitos para atender a população”. Ouça a entrevista:
Com informações do g1, Prefeitura de Ipatinga e Governo de Minas
Foto: Rafael Mendes/ Agência Minas



