Sadi Lucca é o atual vice-prefeito e é candidato à prefeitura de Coronel Fabriciano, pelo Partido Liberal (PL). Ele começou falando sobre a saúde municipal.
Sáude
Segundo Sadi Lucca, quando a atual gestão assumiu, não havia hospital de “portas abertas”, mas isso mudou com a gestão do Dr. Marcos Vinícius (PSDB). Agora, existe maternidade no Hospital Dr. José Maria Morais; foi criado o Centro de Especialidades Médicas – CEM, com mais de 23 especialidades e está acontecendo reformas nas Unidades Básicas de Saúde. Ele acredita que a saúde de Fabriciano avançou e agora é preciso melhorar questões internas.
Respondendo a um questionamento de uma ouvinte sobre a fila de espera para realização de exames no município, o candidato informou que há procedimentos disponíveis tanto no CEM quanto no Hospital e que eles seguem prazos estabelecidos, que o problema não deva ser falta de exames, mas sim de pessoas. Ele citou que “já foi feito mais de três milhões de exames durante o atual governo”.
Mobilidade Urbana
“Ampliamos muito em Coronel Fabriciano, com abertura de vias, avenidas, da ponte, a construção do viaduto,” disse Lucca. Além do que foi feito no trânsito, ele falou sobre o transporte público. Segundo ele, o contrato com a empresa que presta serviço de transporte público na cidade, não foi renovado. “Pra continuar a péssima qualidade na prestação do serviço? Nós não renovamos o contrato”, afirmou. Saritur, Univale e Acaiaca são as empresas que prestam serviço de transporte público em Coronel Fabriciano.
A linha mais longa em Fabriciano são de sete quilômetros, segundo o candidato. Ele afirma que o contrato novo já está pronto e que será exigido ônibus de qualidade, veículos menores e mais itinerários.
Educação
O vice-prefeito afirmou que em 2017, as crianças não tinham calçado e roupa para ir à escola e a atual gestão mudou isso. Ele citou que está sendo construído a escola Novo Fabriciano, que incentivará a inovação e tecnologia para os alunos e que há o HUB Fabri que fará parceria com as escolas de ensino médio.
Ele foi questionado por uma ouvinte sobre os salários dos professores de Fabriciano, o plano de carreira e o retorno das seis horas de trabalho e respondeu que a gestão tem valorizado o servidor da educação e que isso foi fundamental para a mudança da educação da cidade, pois hoje cinco escolas fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
Segurança Pública
Ele disse que o município era considerado o 4º mais violento de Minas Gerais. Hoje há luz LED nos bairros, mais de 30 câmeras espalhadas pelo município e que serão colocadas mais câmeras, como em praças públicas. E finalizou dizendo que terá mais ampliações na segurança pública da cidade.
Abastecimento de água
Respondendo sobre a falta de abastecimento de água na cidade, ele afirmou que o contrato com a Copasa termina em 2033 e que tirar a concessionária resultaria em uma multa cara, ultrapassando 1 milhão de reais. Segundo ele, há notificações para que a empresa preste um serviço cada vez melhor.
Considerações finais
Ele terminou a entrevista falando que a atual gestão mudou a cidade nesses oito anos, trazendo uma saúde melhor; mais oportunidade para as crianças e jovens, tanto na educação quanto na profissionalização; há empresas chegando na cidade e que ele quer continuar essas transformações se for eleito.
Confira a entrevista completa clicando aqui.

Foto: Rádio 98 Ipatinga
Sobre o candidato
Sadi Lucca, 53 anos, nascido em Encantado-RS, é empresário, candidato à prefeitura de Coronel Fabriciano, pelo PL. Confira as proposta do candidato clicando aqui.